Press

Criadores Emocionais

Our founders were interviewed by Forbes Portugal, in the article Criadores Emocionais, where they talked about their journey, the projects in hand and of course about the quality of the materials used by Ideal & Co as the vegetable tanned leather or the selvedge canvas. Here is an excerpt (only in portuguese) from the interview, which can be read in its entirety here.

Estavam os dois fartos do interminável ciclo da moda, com velocidades de criação estonteantes: o ritmo de produção actual de roupa descartável, com mudanças totais de seis em seis meses, os tempos de vida útil muito curtos das colecções. E resolveram criar algo mais perene e alicerçado na tradição e na inclusão. Rute Vieira e José Lima são desenhadores de moda e fundadores de duas marcas que pretendem ir contra a corrente: a Ideal & Co., uma etiqueta de malas e carteiras de pele de manufactura sustentável e artesanal; e a Mihi, uma linha de swimwear para mulheres que enfrentam ou enfrentaram cancro de mama.
São um casal sediado no Porto que assume como missão cumprir critérios de sustentabilidade nas suas marcas, como se fossem um antídoto para a moda muitas vezes desprovida de sentido do mundo actual. “Se estamos na área do design de moda, há que pensar em aportar algo ao mundo e à nossa própria vida”, diz Rute à FORBES. E esse extra passa por imprimir uma filosofia interventiva ao desenho dos produtos. “Todo o ciclo de moda que as marcas e as empresas têm de cumprir para conseguirem man- ter-se dentro dos timings para ven- der, produzir e vender novamente é muito acelerado”, acrescenta José à FORBES. “Uma pessoa começa a pensar no propósito desta aceleração toda” e sobra uma sensação de estranheza: “Não faz muito sentido esse trabalho todo para um produto com uma vida tão curta, que depois resulta em lixo.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.